
Foto: Reprodução Twitter/CBT/WTA
A brasileira Beatriz Haddad faturou neste domingo (7) o título de duplas do Masters 1000 de Madrid, ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka. Elas dominaram a final contra as favoritas norte-americanas Coco Gauf e Jessica Pegula, vencendo por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/4). O triunfo em Madrid é o maior na carreira de Bia, que ingressará pela primeira vez no top 10 do ranking mundial de duplas – a paulista iniciou o torneio da 20ª posição – que será divulgado pela WTA (sigla em inglês de Associação Feminina de Tênis) nesta segunda-feira (8).
“MUITO FELIZ PELO TÍTULO E PELO TOP 10 DE DUPLAS, MAS MAIS FELIZ AINDA PELA FORMA COMO ATUEI. CONSEGUI JOGAR O MEU JOGO E ME IMPOR NOS MOMENTOS IMPORTANTES, ESTOU BASTANTE CONTENTE EM COMO ENCAREI AS PARTIDAS DURANTE TODA A SEMANA. MUITO BOM TAMBÉM APRENDER E COMPARTILHAR ESSAS SEMANAS COM A VIKA, QUE É UMA JOGADORA GRANDE QUE TEM UMA MENTALIDADE MUITO BACANA E UMA ATITUDE MUITO LEGAL NOS MOMENTOS IMPORTANTES DA PARTIDA. POR FIM, GOSTARIA DE DEDICAR O TÍTULO À MINHA MADRINHA TETÉ, A TELMA, QUE FAZ ANIVERSÁRIO HOJE E É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL NA MINHA VIDA”, DISSE A BRASILEIRA, LOGO APÓS A CONQUISTA DO TÍTULO”.
No ano passado, a canhota paulista, de 26 anos, já havia se destacado ao conquistar os dois principais títulos de simples da carreira – WTA 250 de Nottingham e o de Birmingham – além do vice-campeonato no WTA 1000 de Toronto. Pelo desempenho ao longo de 2022, Bia foi contemplada com o Prêmio de Melhores do Ano da WTA, por ter sido a tenista que mais evoluiu na temporada: pulou da 82ª para a 15ª posição.
A brasileira é forte candidata a representar o país na Olimpíada de Paris 2024. O ranking da WTA no dia 10 de junho de 2024 definirá as 28 classificadas para os Jogos, sendo respeitado o limite máximo de quatro vagas por país. Há ainda outras três que serão distribuídas pela Federação Internacional de Tênis (IFT), levando em conta os resultados deste ano dos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), Jogos Asiáticos e Jogos Africanos.
O próximo compromisso da brasileira será o Masters 1000 de Roma, com início nesta segunda-feira (8). Na atual temporada, Bia foi vice-campeã de duplas do WTA 1000 de Indian Wells, ao perder a final para as thecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova.