Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretará ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), data em que a Seleção Brasileira entra em campo pela fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pela governadora Celina Leão, e o decreto será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A medida será aplicada aos órgãos da administração pública distrital, enquanto os serviços essenciais, como saúde, segurança pública, limpeza urbana e demais atividades indispensáveis, continuarão funcionando normalmente.
Decisão considera impactos no trânsito
Segundo a governadora, a decisão foi motivada pelos reflexos observados na mobilidade urbana durante os últimos jogos da Seleção Brasileira.
“Pessoal, decisão importante foi tomada aqui hoje: nós vamos decretar na segunda-feira ponto facultativo. Eu havia soltado um decreto liberando o servidor público três horas antes de cada jogo, mas na segunda-feira o jogo começa às duas horas da tarde”, afirmou Celina Leão.
A chefe do Executivo explicou que o modelo anterior, que previa a liberação dos servidores três horas antes das partidas, deixou de ser viável diante do horário do confronto e do intenso congestionamento registrado na capital.
“No último jogo, a cidade parou, as pessoas ficaram de três até quatro horas presas no trânsito. Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”, destacou.
Brasil disputa vaga nas quartas de final
A Seleção Brasileira volta a campo na segunda-feira (29), às 14h, pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. O adversário será o segundo colocado do Grupo F, que ainda será definido.
Com o ponto facultativo, o GDF busca minimizar os impactos na circulação de pessoas e veículos durante o dia da partida, mantendo apenas os serviços considerados essenciais em funcionamento.
Com informações da Agência Brasília





