Brasília, 26 de junho de 2026
×

Política

Lula parabeniza novo presidente da Colômbia após eleição

Presidente brasileiro destacou a importância da parceria entre os dois países após o resultado das urnas.

lula-cumprimenta-novo-presiden

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento sobre as eleições presidenciais na Colômbia - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou a Colômbia pela realização das eleições presidenciais do último domingo (21) e cumprimentou Abelardo de la Espriella pela vitória nas urnas. A manifestação foi divulgada nesta quinta-feira (25) por meio das redes sociais.

Na mensagem, Lula ressaltou o processo democrático colombiano e afirmou que a relação entre Brasil e Colômbia deve continuar baseada na cooperação entre os dois países, independentemente das diferenças ideológicas.

Lula destaca parceria entre os países

Em publicação na rede social X, o presidente brasileiro afirmou que a amizade entre Brasil e Colômbia vai além das posições políticas dos governos.

Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo, escreveu.

Segundo Lula, a cooperação bilateral é essencial para enfrentar desafios comuns enfrentados pelos dois países.

Cooperação em temas estratégicos

Na mensagem, o presidente citou áreas consideradas prioritárias para a atuação conjunta, como a preservação da Amazônia, o combate à pobreza e o enfrentamento do crime organizado.

Lula também afirmou que espera manter o diálogo entre os dois governos em benefício das populações brasileira e colombiana.

“Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil