Brasília, 26 de junho de 2026
×

Mundo

Terremoto na Venezuela deixa 188 mortos e mais de 40 mil desaparecidos

País registra aumento no número de vítimas enquanto buscas continuam nas áreas mais atingidas.

terremoto-na-venezuela-deixa-1

O número de mortos pelos dois terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) subiu para 188, segundo atualização divulgada pelo presidente do Congresso Nacional, Jorge Rodríguez. Além das mortes confirmadas, mais de 1.500 pessoas permanecem hospitalizadas, enquanto as equipes de resgate continuam as buscas nas regiões afetadas.

A dimensão da tragédia pode ser ainda maior. De acordo com a plataforma Desaparecidos Terremoto Venezuela, criada por integrantes da sociedade civil para reunir informações sobre as vítimas, mais de 40 mil pessoas são consideradas desaparecidas. O governo venezuelano ainda não divulgou uma estimativa oficial sobre esse número.

Plataforma reúne informações sobre desaparecidos

O site criado pela sociedade civil permite que familiares e conhecidos registrem informações sobre pessoas desaparecidas, como idade, sexo, estado civil e cidade de residência.

Até o momento, o governo da Venezuela não disponibilizou uma ferramenta semelhante para centralizar dados sobre desaparecidos ou facilitar a identificação das vítimas.

Segundo estimativa do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o número final de mortes pode variar entre 10 mil e 100 mil pessoas. A projeção considera fatores como a densidade populacional das áreas atingidas e a vulnerabilidade das construções.

Tremores causaram destruição no litoral

Os terremotos, de magnitudes 7,5 e 7,2, atingiram principalmente a região litorânea de Morón, localizada a cerca de 160 quilômetros de Caracas. O estado de La Guaira foi o mais afetado, registrando o desabamento de casas, prédios e outras edificações.

De acordo com a imprensa local, pelo menos oito hospitais sofreram danos estruturais, obrigando a transferência de pacientes para outras unidades de saúde.

As equipes de resgate seguem atuando em busca de sobreviventes entre os escombros, enquanto autoridades monitoram os impactos provocados pelos tremores.

Tremores também foram sentidos no Brasil

Os abalos sísmicos foram percebidos em cidades da Região Norte do Brasil, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Moradores de Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e municípios próximos relataram sentir os tremores.

Segundo o geofísico Marcos Ferreira, pesquisador do SGB, terremotos com magnitudes de 7,2 e 7,5 na escala Richter são considerados de grande intensidade.

“Esses valores indicam a liberação de uma enorme quantidade de energia. Além disso, quanto mais rasos os sismos, maior potencial de impacto, pois a energia chega de forma mais direta e rápida à superfície”, explicou.

Com informações da Agência Brasil